preloader

Blog

Como funciona a geração de energia solar em dias nublados?
Tudo sobre Energia Solar

Como funciona a geração de energia solar em dias nublados?

geração de energia solar em dias nublados é uma das preocupações de quem busca instalar um sistema fotovoltaico em casa. Afinal de contas, é possível captar a energia em dias frios ou durante as estações chuvosas?

Neste post, explicamos como funciona a geração de energia solar, principalmente, nos dias em que as condições meteorológicas não parecem propícias.

Leia tambémInstalação de energia solar: dicas sobre a inclinação correta do painel

Como acontece a geração de energia solar em dias fechados?

Primeiro de tudo, é importante dizer que, independentemente da situação climática, o processo de captação para a geração de energia solar não é interrompido.

energia solar fotovoltaica é gerada por meio da conversão da luz solar em eletricidade. A reação química acontece quando a luz do sol incide sobre as células fotovoltaicas, presentes nos painéis instalados em residências e empresas.

Mas e o processo sofre algum prejuízo, quando não é um dia quente ou com sol o tempo todo? Saiba que a geração de energia solar está ligada diretamente à iluminação e não à temperatura. Logo, os dias nublados e frios não são problema, porque a claridade e a radiação continuam sendo emitidas pelo Sol.

Claro que, em dias de chuva intensa ou céu fechado, pode haver algumas dificuldades para a luz atingir as placas solares. Afinal, a radiação pode ficar retida nas nuvens, mas não é nada que prejudique a eficiência energética do sistema.

É preciso adquirir baterias para o sistema de energia solar?

Em longos períodos de tempo nublado, há consumidores que pensam em utilizar outras formas para complementar o sistema fotovoltaico. Muitas vezes, a bateria acaba sendo a solução utilizada. Mas, na verdade, essa opção não é muito assertiva, pois a bateria ajuda a armazenar o excesso de energia produzida durante o dia para o uso noturno.

No entanto, não vale a pena adquirir estas baterias pensando nas condições climáticas desfavoráveis. Isso porque encarece o projeto final. As baterias são ideias para os casos em que não há rede de energia elétrica disponível. Neste cenário, é indicada a instalação do sistema de energia solar off-grid,

No geral, o recomendado é escolher o sistema on grid, ou seja, ligado à rede elétrica. Assim, em dias com baixa captação de luz, a rede de distribuição funciona como uma espécie de bateria reserva para a geração de energia solar.

Quais os benefícios da geração de energia solar?

Mesmo com a chance de queda na incidência de raios solares nos dias nublados, o sistema de energia solar fotovoltaico proporciona uma série de vantagens. A principal delas é a economia na conta de energia, sendo que a redução de custos pode chegar a até 95%.

Além disso, há outros benefícios:

  • Fonte de energia renovável e limpa;
  • Não gera ruídos e poluição;
  • Instalação rápida;
  • Alta durabilidade e pouca necessidade de manutenção;
  • Retorno do investimento em cerca de 6 anos;
  • Créditos do excedente de energia produzido podem ser usados em outros endereços, do mesmo proprietário;
  • Valoriza o imóvel.

Como instalar o sistema fotovoltaico?

Se você ficou interessado em contar com um sistema de geração de energia solar fotovoltaico em sua casa, procure a Solen Energia.

Oferecemos diversas soluções em energia solar, tanto para residências como para comércios e indústrias. Contamos com produtos de primeira linha, alta durabilidade e dos principais fabricantes no mundo.

Também indicamos os profissionais mais próximos a você para realizar as instalações com eficiência e segurança.

Quer saber mais? Entre em contato com a Solen Energia agora mesmo!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping