preloader

Blog

Energia solar: vantagens e desvantagens desse investimento
Tudo sobre Energia Solar

Energia solar: vantagens e desvantagens desse investimento

A energia solar passou a ser bastante comentada nos últimos anos como uma ótima alternativa para a geração de energia elétrica. Isso porque o sistema fotovoltaico contribui para diminuir os gastos com conta de energia, além de ser sustentável. Mas será que esse é um bom investimento para você? Para ajudá-lo a decidir, o tema deste artigo é energia solar vantagens e desvantagens.

Descubra quais são os benefícios e pontos negativos desse tipo de energia!

Principais vantagens da energia solar 

  • Sustentabilidade

Uma das principais preocupações de quem procura um sistema de energia solar é diminuir o impacto no meio ambiente. Afinal, o consumo de energia elétrica e a geração por meio de hidrelétricas causam prejuízos reais ao ambiente. Sem contar que esse tipo de energia depende excessivamente das chuvas.

Então, em épocas de seca, tem se tornado comum no Brasil o aumento nas tarifas de energia devido ao maior custo para geração de eletricidade. Por isso, a sustentabilidade é uma das principais vantagens da energia solar.

Ao optar pelo uso da energia solar, você diminui o consumo de outras modalidades de energia ou até deixa de consumir completamente. Fontes, inclusive, que trazem poluição e outros efeitos nocivos ao meio ambiente.

  • Longa vida útil 

Uma grande vantagem da energia solar fotovoltaica é a durabilidade do sistema. Afinal, a instalação dos equipamentos pode durar até mais de 25 anos, oferecendo energia limpa à sua residência.

Para garantir a durabilidade, são necessárias apenas pequenos cuidados. Por exemplo: manutenção simples e limpeza periódica a cada 6 meses. 

  • Economia de energia

O preço da conta de luz é outro ponto que pesa a favor da energia solar. Mesmo que a princípio o investimento em um sistema solar seja maior, a longo prazo, o valor acaba sendo compensado pela grande redução no valor da conta.

De modo geral, o investimento se paga em cerca de seis anos, sendo que o sistema solar apresenta vida útil de mais de 25 anos. Então, o lucro a longo prazo é garantido.

  • Sem barulho e poluição

Os aparelhos do sistema solar fotovoltaico são completamente silenciosos, embora haja quem pense que os equipamentos sejam barulhentos.

Os módulos fotovoltaicos trabalham por meio de um processo químico. E, como não há nenhum mecanismo elétrico, não geram ruídos.

Além disso, o sistema de energia solar fotovoltaico também não libera nenhum tipo de poluente no meio ambiente.

  • Facilidade de instalação 

A instalação do sistema de energia solar fotovoltaico é simples e leva cerca de dois a três dias para ser feito em uma residência. O instalador,primeiro, faz a avaliação do local e escolhe a potência dos módulos fotovoltaicos mais adequados para o seu imóvel.

Depois, é realizada a instalação das placas solares no lugar selecionado por receber maior incidência de raios solares e sem sombreamento. Por fim, o profissional configura o sistema, deixando-o pronto para o uso.

Principais desvantagens da energia solar

Mas não só os benefícios a serem considerados. Você também precisa conhecer certos pontos negativos na hora de decidir. Continue a leitura sobre a energia solar vantagens e desvantagens! 

  • Valor do investimento 

Há quem pense que a energia solar fotovoltaica tem um alto investimento. Porém, não é bem assim!

Faça a conta de qual a média da sua conta de luz e multiplique por 25 anos. Por que estou falando isso? Como falamos acima, a energia solar pode trazer economia de até 95% na conta de energia elétrica. Acrescentando o fato das placas terem durabilidade de até 25 anos e quase sem necessidade de manutenção, o valor de redução de custos pode ser muito alto.

Outro ponto a se destacar é que existem diversos incentivos fiscais para quem opta por esse modelo geração de energia e possibilidades de financiamento com juros baixíssimos. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, possibilita parcelar a compra de placas para energia solar fotovoltaica em até 30 anos.

  • Não gera energia à noite

Como o sistema solar precisa da incidência do sol para gerar energia, durante a noite, não há produção de energia.

Por isso, mesmo contando com o sistema de energia solar, é preciso que o equipamento também esteja conectado à rede de energia elétrica. Assim, a residência não ficará sem luz e energia no período noturno.

Em contrapartida, é importante destacar que há modalidades de energia solar, como a off grid, em que o sistema fica desconectado da rede. Então, a energia gerada e não consumida durante o dia é armazenada e pode ser usada de noite.

  • Adaptações necessárias no imóvel 

A grande maioria dos imóveis não foi desenhada e nem construída pensando na utilização de um sistema de energia solar. Assim, algumas adaptações físicas podem ser necessárias para que a instalação dos sistemas possa ser feita na residência ou no comércio.

No entanto, antes de pensar que são mudanças complicadas, procure um integrador para avaliar o projeto de energia solar no seu imóvel.

Como tirar dúvidas sobre energia solar?

Se você ainda tem dúvidas sobre o sistema de energia solar, contate um integrador para que ele entenda a sua realidade. Neste cenário, é fundamental contar com uma empresa parceira que ofereça produtos e serviços completos para a instalação dos sistemas.

Solen Energia é uma empresa sólida que combina tecnologias modernas com o respeito à natureza e personaliza os projetos de acordo com cada cliente. Se você ainda tem dúvidas sobre o sistema de energia solar, contate um integrador para que ele entenda a sua necessidade.Avaliamos o seu espaço para indicar a solução mais adequada às necessidades de seu imóvel, empresa ou comércio.

Quer saber mais sobre os produtos e serviços de energia solar fotovoltaica oferecidos pela Solen EnergiaEntre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping