preloader

Blog

Energia solar para pequenas empresas: como reduzir custos e gerar competitividade
Energia Solar para Empresas

Energia solar para pequenas empresas: como reduzir custos e gerar competitividade

Os pequenos negócios crescem cada vez mais no Brasil. Mas a taxa de sobrevivência dessas organizações ainda é baixa. Por esta razão, a energia solar para pequenas empresas é fundamental para este segmento econômico.

Segundo o Sebrae, os pequenos negócios empresariais representam 98,5% das empresas do país e são responsáveis pela geração de 54% dos empregos formais. No total, contribuem com 27% do Produto Interno Brasileiro (PIB).

No entanto, de acordo com dados do IBGE, em torno de 60% das empresas fecham com menos de 5 anos. Os motivos são diversos.

  • 7% fecham por falta de lucro;
  • 20% encerram o negócio por falta de capital;
  • Para piorar, um índice alarmante é que 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo.

Para evitar tais problemas, os pequenos negócios estão sempre em busca de redução de custos e otimização de processos. Para se manterem competitivas no mercado e à frente da concorrência, a energia solar fotovoltaica é uma alternativa importante.

Afinal, a energia solar permite reduzir o valor da conta de energia elétrica, possui manutenção simples e a durabilidade média dos equipamentos é de 25 anos.

Potencial da energia solar para pequenas empresas

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Fundação Seade, realizou a primeira Pesquisa Nacional sobre Energia Solar Fotovoltaica e os Pequenos Negócios.

O levantamento foi realizado nos quatro principais setores produtivos: agropecuária, indústria de transformação, comércio e serviços.

O resultado mostra que, dos empresários que possuem o sistema fotovoltaico, 83,9% reduziram os gastos com energia elétrica. Além disso, 60% pretendem investir mais em energias renováveis e, desse total, 47,5% planejam utilizar a fonte solar fotovoltaica.

Outro dado importante da pesquisa é que 96% dos pequenos negócios disseram ter resultados positivos após a implementação do sistema.

Do total de entrevistados, apenas 0,1% das Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) já instalaram o sistema solar fotovoltaico.

Ou seja, no ambiente no qual mais de 98% das empresas brasileiras são pequenos negócios, há um enorme potencial para o avanço do modelo no país.

Leia também: Como comprar o kit de energia solar fotovoltaica ideal para minha empresa

Desafios para a instalação de energia solar para pequenas empresas

O levantamento também apontou quais são as principais dificuldades que impedem o crescimento da energia solar para pequenas empresas. Entre elas, estão:

Falta de informação – os entrevistados apontaram que é preciso mais informações sobre a energia solar e seus benefícios.

Incentivos fiscais – outro ponto apresentado foi a falta da divulgação de mecanismos fiscais de estímulo e de apoio à adoção do modelo.

Investimento – superar a percepção sobre o valor de investimento inicial também ganhou destaque na pesquisa. O ideal seria divulgar a relação de custo-benefício da instalação do sistema.

Leia também: Qual é o custo-benefício e o tempo de retorno do investimento em energia solar fotovoltaica?

Conheça a Solen Energia

Criada para atuar no mercado brasileiro de energia fotovoltaica, a Solen Energia é composta por uma equipe de engenheiros com experiência comprovada.

Os profissionais têm conhecimento em vários segmentos do processo de geração de energia elétrica e entendem completamente sobre o sistema de energia solar fotovoltaico.

Os nossos kits de energia solar são compostos por peças de alta qualidade e procedência garantida dos principais fabricantes mundiais. Oferecemos desde a elaboração do projeto inicial até a indicação de profissionais altamente qualificados para a instalação dos equipamentos.

Se você está em busca de energia solar para pequenas empresas e não sabe como fazer, entre em contato com a Solen Energia.

Newsletter