preloader

Blog

Energia solar para residência: tire suas principais dúvidas!
Energia Solar Residencial

Energia solar para residência: tire suas principais dúvidas!

O Brasil registrou alta de mais de 90% no valor da conta de energia elétrica nos últimos 5 anos. Por isso, novas opções como a energia solar para residência têm sido cada vez mais procuradas pelo país a fora.

Só, em 2019, o número de residências, pequenos comércios e indústrias que instalaram painéis solares cresceu em quase 70%, segundo informação do O Globo. E ainda há muito espaço para expansão.

Afinal, apesar da grande quantidade de novos pontos de instalação, a energia solar para residência ainda gera algumas dúvidas.

Neste texto, você solucionará as principais questões sobre o tema e verá que o sistema de energia solar fotovoltaico é mais simples do que se imagina.

Dúvidas mais recorrentes sobre energia solar para residência

As dúvidas sobre energia solar para residência estão principalmente ligadas à instalação e à economia proporcionada. Veja algumas delas:

1) Como é feita a instalação da energia solar para residência?

O processo é simples e rápido. Mas exige um projeto prévio para identificar fatores importantes como local de instalação e características da região.

O sistema conta com:

  • Painéis fotovoltaicos (responsáveis por gerar a corrente elétrica);
  • Estruturas de fixação para apoio dos módulos;
  • Inversor, que transforma a corrente elétrica gerada pelos painéis na eletricidade que alimenta os aparelhos.

Em muitos casos, não é preciso obras civis para a instalação do projeto. Basta colocar os painéis no telhado, conectar o sistema à rede elétrica do local e começar a utilização.

Leia também: Como reduzir o consumo de energia elétrica na sua casa

2) Como é a operação e manutenção desses painéis?

A manutenção é bem simples. Recomenda-se que uma ou duas vezes ao ano se faça uma limpeza apenas com água para remover possíveis sujeiras que podem diminuir a eficiência do sistema. A própria água da chuva, muitas vezes, já ajuda na limpeza.

3) Como dimensionar o sistema fotovoltaico?

São vários os fatores a serem levados em consideração. Em primeiro lugar, é preciso calcular o custo médio da energia elétrica diária para saber qual a quantidade de energia necessária na residência.

O segundo aspecto analisa a escolha do painel solar e o número de placas  para instalação. Este estudo estima as necessidades energéticas da casa e a quantidade de placas que se pode incluir no telhado da residência.

Todos estes cálculos são importantes para o bom funcionamento do sistema. Por isso, é recomendado que sejam realizados por profissionais capacitados.

Leia também: Instalação de energia solar em residência: por que não fazer sozinho

4) E se houver uma produção de eletricidade maior do que o consumo?

Neste caso, o excedente pode ser transmitido para a rede da distribuidora local e convertido em créditos para a Unidade Consumidora.

Os créditos têm prazo de validade e poderão ser usados quando o sistema gerar menos do que o consumo, diminuindo a fatura nos meses seguintes.

5) O sistema fotovoltaico fornece eletricidade se houver um apagão?

Como está conectado à rede, o sistema fotovoltaico on grid não irá gerar energia em caso de queda de fornecimento. Isso porque, caso seja necessária a manutenção na rede elétrica, ela não poderá estar energizada.

6) Qual a durabilidade dos equipamentos?

Em geral, a durabilidade do kit ultrapassa os 25 anos. Os fabricantes oferecem uma garantia de performance da energia solar fotovoltaica com degradação anual. Assim, com 25 anos, estima-se que o sistema opere com 80% de sua capacidade.

Veja também: Quanto custa instalar energia solar em residências?

Conheça a Solen Energia

Criada para atuar no mercado de energia solar fotovoltaica, a Solen Energia é uma empresa recomendada para quem busca soluções de energia solar para residência.

Disponibilizamos produtos de alta qualidade dos profissionais fabricantes mundiais e indicamos profissionais qualificados para a instalação do sistema de energia solar.

Se você está em busca de soluções de energia solar para residência, entre em contato conosco agora mesmo.

Newsletter