preloader

Blog

Saiba tudo sobre energia solar on grid para residências
Energia Solar Residencial

Saiba tudo sobre energia solar on grid para residências

A maioria das pessoas que têm interesse em implementar a energia solar em suas residências não sabem que há diferentes tipos de sistemas. Nas cidades, os equipamentos normalmente ficam ligados à rede elétrica. Neste caso, é usada a energia solar on grid.

Mas, para entender como funciona a energia solar on grid, é preciso voltar ao passado. O físico francês Alexandre Edmond Becquerel observou pela primeira vez o efeito fotovoltaico e é considerado o criador da energia solar em 1839.

O passar dos anos trouxe muitas transformações nos campos da química e da engenharia. Assim, observou-se que usar o sol para gerar energia era uma alternativa para levar eletricidade a lugares remotos.

Inicialmente, ganharam força os chamados sistemas off grid – que estão isolados da rede elétrica. A tecnologia surgiu como perspectiva de democratização do acesso à luz elétrica. Porém, o seu alto custo impedia a popularização desta alternativa.

No entanto, a partir da década de 1990, os estudos sobre o tema avançaram e foi desenvolvido o sistema de energia solar on grid. Ou seja, aquele que está ligado à rede elétrica.

Como funciona a energia solar on grid na prática?

A energia solar on grid – a mais popular entre as residências – tem como base a geração de energia elétrica a partir do sol. O sistema atua da seguinte forma:

1) Captação – os painéis solares fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem energia de corrente contínua (CC);

2) Transformação – a corrente contínua (CC) gerada passa pelo inversor on grid. Dessa maneira, é transformada em energia elétrica de corrente alternada (CA). Esta é a mesma energia fornecida pela distribuidora de energia;

3) Consumo – parte desta energia é usada pelos aparelhos eletrônicos da residência. O que diminui o consumo de energia elétrica vindo diretamente da fornecedora. Logo, já haverá diretamente redução no valor da conta de energia;

4) Excedente – o restante da energia não consumida é transferido para a rede elétrica. Desta forma, o proprietário da residência ganha créditos para abater da próxima conta de energia.

Leia também: Utilização da energia solar: posso vender ou transferir o que foi gerado?

Principais benefícios do sistema de energia solar on grid

Como vimos, a grande vantagem da instalação da energia solar on grid é economizar na conta de energia. Tanto por causa da queda no consumo, como no caso de produzir energia em excesso e transferir para a rede elétrica, gerando créditos.

O sistema também possui outros benefícios importantes, pois permite que a residência tenha acesso a uma energia limpa e renovável.

Descubra mais aspectos positivos de quem adere à energia solar on grid.

1) Instalação – desde que feita por um profissional capacitado, a instalação do sistema é simples e prática;

2) Baterias eliminadas – no sistema on grid, não são usadas baterias de armazenamento. Até porque a energia gerada em excesso é enviada para a rede. Além disso, estes equipamentos encarecem o projeto final e o seu descarte é prejudicial ao meio ambiente;

3) Redução de custos – o valor da conta de energia elétrica pode ter uma economia de até 95%;

4) Retorno – a estimativa é que o retorno do investimento feito na instalação do sistema de energia solar on grid ocorra, em média, em 5 anos;

5) Durabilidade – os equipamentos que compõem o kit de energia solar on grid têm vida útil média de 25 anos. Tal durabilidade, aliada ao retorno do investimento inicial rápido, proporciona ainda mais economia;

6) Manutenção – outro item relevante na implementação do sistema é a manutenção. Em geral, é simples de fazer e deve ser realizada duas vezes ao ano.

Apesar de todos os benefícios gerados pela energia solar on grid, é preciso tomar precauções quanto aos equipamentos e à instalação. A principal delas é escolher uma empresa responsável e com experiência no mercado.

Conheça a Solen Energia

Criada para desenvolver o mercado de energia solar on grid no Brasil, a Solen Energia conta com os equipamentos mais modernos, de qualidade e das principais fabricantes do mundo.

A empresa oferece desde o estudo inicial do projeto para identificar as necessidades do cliente até a indicação de profissionais respeitados para fazer a instalação.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre energia solar on grid, entre em contato com conosco e veja como aderir a este modelo econômico e prático de energia.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping