preloader

Blog

6 cuidados essenciais na instalação de energia solar off grid
Instalação de Energia Solar

6 cuidados essenciais na instalação de energia solar off grid

A energia solar off grid, como o nome já diz, é desligada da rede. Ou seja, é um sistema independente, que não necessita se conectar com a rede elétrica. Portanto, fornece energia única e exclusivamente vinda dos raios solares.

Neste sistema, a energia captada pelos módulos fotovoltaicos instalados é transferida para o inversor autônomo. A partir daí, ela é transformada em energia para o consumo dos equipamentos elétricos da casa.

Outros usos comuns da energia solar off grid são, por exemplo, bombeamento de água, eletrificação de cercas, de postes de luz, etc.

Caso não seja utilizada no momento da captação, a energia é redirecionada para um aparelho controlador de carga. Então, ela é distribuída entre baterias estacionárias – também instaladas no local – para uso posterior.

Essas baterias servem para garantir o funcionamento do sistema em dias nublados ou à noite. Isso porque são momentos de pouca ou nenhuma luz. Então, o excedente de energia armazenado pode abastecer a rede em que estiver ligado.

Quais os cuidados necessários na instalação da energia solar off grid?

É importante saber que esse sistema, por não ser conectado à rede elétrica, é completo e possui todos os componentes. Os equipamentos são divididos em três blocos para facilitar sua identificação e instalação.

  • Geradores: painéis solares, cabos e estruturas de suporte;
  • Condicionadores de potência: inversores e controladores de carga;
  • Armazenadores: baterias.

Porém, para que a sua instalação seja feita com qualidade, segurança e eficiência, alguns cuidados devem ser tomados. Assim, o seu sistema de energia solar off grid pode ter uma vida útil bastante longa. Vale lembrar que, em média, a duração de um sistema é de 25 anos.

Veja abaixo os principais cuidados que o profissional deve ter durante a instalação dos equipamentos:

1. Evite o risco de choques

Durante a instalação, os painéis solares devem ser cobertos com algum material opaco, que não reflita a luz. Esse procedimento é importante para evitar o risco de choques.

Também é necessário averiguar a posição exata de instalação dos painéis solares. Eles devem ficar em uma área sem sombreamento e próximos do controlador de carga e das baterias.

2. Mantenha o ambiente e as ferramentas secas

Não é porque não está conectado com a rede de energia elétrica que o sistema de energia solar off grid deixa de oferecer riscos. Mesmo assim, existe a possibilidade de choque e até de queimar os equipamentos.

Por isso, mantenha o ambiente de instalação e as ferramentas utilizadas sempre isoladas e secas. O integrador também deve proteger o corpo, especialmente as mãos e os pés, com equipamentos como luvas e botas.

3. Instale o painel de controle em um local de fácil acesso

Todo sistema de energia solar fotovoltaico necessita de um painel de controle. Nele, ficam o controlador de carga, fusíveis, chaves, disjuntores e inversores.

Como necessita de manutenção periódica, é essencial que esse painel de controle seja colocado em um lugar de fácil acesso. Porém, tenha o cuidado de deixá-lo protegido da umidade.

4. Atenção às baterias

As baterias são fundamentais na estrutura do sistema solar off grid. Então, procure instalar esses componentes em locais ventilados, sem exposição ao sol e a altas temperaturas.

Com as precauções necessárias, será possível manter a segurança no sistema. Vale lembrar que as baterias possuem vida útil de três a quatro anos. Logo, é preciso ficar atento aos prazos para substituí-las quando necessário.

5. Faça o aterramento de todo o circuito elétrico

O aterramento é indispensável para garantir a segurança do local, do equipamento e das pessoas que utilizarão o sistema de energia solar off grid. Cabos e conexões soltos podem provocar incidentes, como curto-circuitos.

Portanto, toda instalação deve utilizar condutores de cobre e com revestimento de plástico, com proteção UV. Além disso, todo material de metal que esteja exposto deve ser conectado à Terra.

6. Crie um calendário de manutenções

O sistema de energia solar off grid é um equipamento que precisa de vistorias periódicas. O que serve para garantir o seu perfeito funcionamento, além da limpeza dos painéis solares.

Para não cair no esquecimento, o ideal é ter um calendário de manutenções. Com isso, o integrador profissional pode voltar ao local de instalação para limpar os contatos de fios, pólos de baterias e vidros dos painéis e ver se está tudo certo.

Na hora de instalar os equipamentos de energia solar off grid, é importante contar com bons parceiros e fornecedores. Até porque os materiais devem ser de qualidade e o serviço de instalação confiável.

Solen Energia oferece soluções de geração de energia solar para integradoras regionais de sistemas fotovoltaicos. São produtos que atendem todas as necessidades deste mercado e viabilizam os seus projetos.

Os equipamentos possuem tecnologias modernas, com segurança, confiabilidade e respeito à natureza. Ciente da necessidade de parcerias sólidas, a Solen Energia quer ajudar a sua integradora a instalar sistemas de energia com sucesso, fidelizando os seus clientes. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping