preloader

Blog

Energia solar fotovoltaica residencial: como funciona?
Tecnologia Fotovoltaica

Energia solar fotovoltaica residencial: como funciona?

Muitas pessoas passaram a entender a importância de diminuir o impacto ambiental causado pela geração de energia elétrica. Com isso, a energia solar fotovoltaica residencial aparece como uma excelente alternativa de fonte limpa, renovável e sustentável.

Entretanto, as dúvidas sobre o funcionamento deste sistema ainda são muito comuns. Por isso, neste post, vamos explicar tudo sobre a energia solar fotovoltaica residencial e como o sistema ajuda a reduzir o valor da conta de energia. Confira!

O que é a energia solar fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é produzida por meio da conversão da luz solar em eletricidade. Esta reação química ocorre quando a luz do sol incide sobre as células fotovoltaicas, presentes nos painéis instalados nos telhados das residências e comércios.

Mas não só os painéis fotovoltaicos que compõem o sistema. O kit de energia solar fotovoltaico também conta com outros equipamentos. São eles: inversores, geradores, cabeamentos, suportes, entre outros.

Como funciona a energia solar fotovoltaica residencial?

Existe mais de um tipo de sistema de energia solar. O mais usado para a energia solar fotovoltaica residencial é o sistema on-grid. Ou seja, aquele que é conectado à rede elétrica.

Com o sistema on-grid, a energia elétrica é gerada durante o dia, enquanto houver incidência de raios solares sobre os módulos. Se não consumir o total produzido no período, a energia excedente é injetada na rede de distribuição. O que gera créditos a serem usados em até 60 meses pelo proprietário do imóvel, abatendo os valores da conta de energia.

Mas como funciona durante a noite? Como não há incidência solar, a residência pode contar com o fornecimento de energia elétrica da concessionária local. E, para o sistema operar corretamente, é importante que a instalação seja feita por um profissional capacitado.

Aliás, os responsáveis pela implementação precisam fazer desde o planejamento até a instalação completa do kit. O que garante a segurança e eficiência dos equipamentos.

Quais os benefícios de adotar o sistema de energia solar em casa?

As principais vantagens da energia solar fotovoltaica residencial são a importância ambiental e a redução de custos. Afinal, em pouco tempo, é possível ter uma grande economia financeira.

Isso se deve, porque, mesmo com o investimento inicial para a aquisição, o sistema “se paga” normalmente em 6 anos. Além do que, tem durabilidade média de cerca de 25 anos. O que garante um bom retorno do investimento.

Veja abaixo mais algumas vantagens!

  • Economia de até 95% na conta de energia elétrica;
  • Redução de danos ao meio ambiente;
  • Alta durabilidade e pouca necessidade de manutenção;
  • Créditos podem ser usados em outros endereços, do mesmo proprietário;
  • Não gera ruídos e poluição;
  • Instalação rápida;
  • Valoriza o imóvel.

Conheça a Solen Energia

Ficou interessado em implementar a energia solar fotovoltaica residencial? A Solen Energia oferece diversas soluções em energia solar. Tanto para os consumidores finais quanto para profissionais parceiros.

Os painéis comercializados pela Solen são de monocristalino ou policristalino, os melhores materiais do mercado. Além disso, temos parcerias com os principais fabricantes do mundo, fornecendo produtos de alta qualidade e durabilidade.

Também fazemos a indicação de profissionais parceiros, próximos à residência, para fazer a instalação e manutenção do sistema.

Quer saber mais sobre os produtos e serviços de energia solar fotovoltaica residencial oferecidos pela Solen EnergiaEntre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping