preloader

Blog

4 razões para investir em energia solar fotovoltaica em sua IES
Tecnologia Fotovoltaica

4 razões para investir em energia solar fotovoltaica em sua IES

A busca por fontes de energia renovável, como a energia solar fotovoltaica, cresce a cada dia em muitos setores da sociedade. E as instituições de ensino não ficam de fora desta procura por novos meios de obter energia limpa e mais barata.

Com mínimo impacto para o meio ambiente e redução de custos, a energia solar fotovoltaica se tornou bastante atrativa. Afinal, proporciona uma série de vantagens para residências, empresas e instituições de ensino que implementam o sistema.

Veja neste texto como a energia solar fotovoltaica pode ser útil para o dia a dia de escolas e universidades.

Principais benefícios de investir em energia solar fotovoltaica

Como mencionado, a diminuição na conta de energia elétrica e a preservação do meio ambiente são as principais vantagens para a instituição de ensino.

Mas como isso é possível? Entenda melhor como a energia solar fotovoltaica pode ajudá-lo!

1. Economia real na conta

Com um grande número de lâmpadas e aparelhos eletrônicos, como computadores, ar-condicionados, televisores e projetores, as instituições de ensino têm um custo elevado de conta de energia mensalmente.

Com a instalação do sistema fotovoltaico, é possível ter uma economia de até 95% do valor. A depender do consumo e da geração de energia solar, haverá apenas a taxa básica da concessionária.

Esta economia pode ajudar a instituição a realizar investimentos em outras áreas prioritárias. Por exemplo: melhorias na infraestrutura, salários mais vantajosos para os funcionários e o corpo docente, além da realização de feiras e eventos.

Leia tambémComo reduzir o consumo de energia elétrica na sua empresa

2. Cuidado com a natureza

Como fonte limpa e renovável, a energia solar fotovoltaica não polui o meio ambiente. Além disso, contribui para a sustentabilidade energética ao usufruir dos raios solares para produzir energia.

Ao escolher o sistema fotovoltaico como fonte de energia, a instituição de ensino demonstra preocupação com o meio no qual vivemos e faz o uso inteligente dos recursos naturais.

Leia tambémEnergia solar para empresas: veja por que é um diferencial competitivo

3. Retorno atrativo e manutenção barata

Antes, havia a percepção de que a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico era caro. Mas, com a atual tecnologia, os valores são bem mais acessíveis.

Inclusive, dependendo do porte do projeto, o prazo de retorno do investimento fica, em média, em seis anos. Ou seja, os recursos investidos para instalar a energia solar são recuperados nesse período. E, como a durabilidade do kit de energia solar é de cerca de 25 anos, a economia é muito grande.

Outro fator que contribui para a escolha do sistema é a baixa necessidade de manutenção. Após a instalação, os painéis solares e todos os outros equipamentos não precisam de reparos constantes. A manutenção, normalmente, ocorre a cada seis meses e é de baixo custo.

4. Interligação com o projeto pedagógico

As instituições de ensino podem usar o sistema de energia solar fotovoltaico como exemplo em sala de aula. Na disciplina de matemática, é possível mostrar os gráficos de geração e consumo de energia.

Na aula de física, temas como corrente elétrica, tensão e potência podem ser ilustrados de maneira mais lúdica. Além disso, ainda dá para explicar como a incidência da luz solar gera energia por meio do painel instalado.

Já, em geografia, é possível estudar na prática a importância da movimentação do sol no espaço.

Outro ponto positivo é que a instalação do sistema tem um efeito prático na instituição de ensino. Isso porque os alunos veem a sustentabilidade como algo concreto e que ajuda o meio ambiente.

Leia tambémComo eficiência energética pode tornar empresas sustentáveis e lucrativas

Conheça a Solen Energia 

Com experiência e conhecimento de mercado, a Solen Energia atua no mercado de energia solar fotovoltaica. Oferecemos as melhores soluções e produtos para quem busca economia e segurança na instalação do sistema.

Se a sua instituição de ensino procura alternativas para diminuir a conta de energia, a Solen Energia tem os projetos específicos para cada tipo de cliente.

Entre em contato conosco e veja como usufruir destes benefícios.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping