preloader

Blog

Qual é o custo-benefício e o tempo de retorno do investimento em energia solar fotovoltaica?
Energia Solar no Brasil

Qual é o custo-benefício e o tempo de retorno do investimento em energia solar fotovoltaica?

O sistema de energia solar fotovoltaica tem se tornado uma realidade cada vez mais comum nas casas dos brasileiros. Com os valores dos kits de instalação caindo com o passar dos anos, esta modalidade ganhou espaço no mercado nacional de energia.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil deve ter um crescimento de 44% na capacidade instalada em 2019.

Até porque o uso do sistema fotovoltaico vai muito além da redução dos custos. A energia solar também é muito importante para o meio ambiente, pois possibilita a geração de energia limpa e renovável.

Com isso, ao instalar o sistema, você obtém inúmeros benefícios na sua residência. Veja, neste texto, as principais vantagens de quem adere ao sistema de energia solar fotovoltaica, o custo-benefício e o tempo para retorno do investimento.

Leia também: Energia solar fotovoltaica residencial: como funciona?

Redução de custos

A primeira grande vantagem da energia solar fotovoltaica está ligada à redução de custos da conta de energia. Como os valores praticados no Brasil levam em consideração a geração, transmissão e distribuição, a conta é uma das vilãs do orçamento doméstico.

Além disso tudo, ainda há a incidência de tributação. Logo, quem opta pela energia solar fotovoltaica, pode ter uma redução de até 95% do valor total da conta. E ainda não há a preocupação com os reajustes anuais.

Leia também: Como economizar energia em casa com ações sustentáveis

Excedente de energia produzida

Outro ponto importante da energia solar fotovoltaica está relacionado ao excesso de energia gerada. Com o sistema on grid, conectado à rede elétrica, o excedente produzido é enviado para a distribuidora. E o proprietário ganha créditos que abatem o valor da conta de energia.

Ou ainda, é possível transferir o excedente para outra residência desde que a unidade esteja na mesma área de concessão.

Leia também: Utilização da energia solar: posso vender ou transferir o que foi gerado?

Retorno do investimento

Além da redução de custos no curto prazo, muitas pessoas se perguntam sobre o retorno do investimento na energia solar. Por isso, é importante saber que os equipamentos que compõem o kit para a instalação têm durabilidade média de 25 anos.

Assim, com o valor economizado e a geração de créditos, a estimativa é que o retorno se dê em até seis anos após a instalação do sistema fotovoltaico.

Valorização do imóvel

Há também a questão da valorização do imóvel. Com um sistema de energia solar fotovoltaica, a residência tem um maior valor agregado na hora de uma possível venda.

Questão ambiental

Diferentemente de algumas outras opções da matriz energética brasileira, a energia solar fotovoltaica é limpa, renovável e não prejudica o meio ambiente.

O sistema também não gera ruídos e não polui. O que, neste atual contexto de crescente consciência ambiental por parte das pessoas, é fundamental.

Outro ponto de destaque é que os materiais utilizados no sistema são totalmente recicláveis. Isso contribui também para a preservação do ambiente.

Como implementar a energia solar fotovoltaica?

Como você pode ver, a instalação da energia solar na sua residência gera um ótimo custo-benefício. Por isso, é importante contar com equipamentos de qualidade, modernos e dos melhores fabricantes no mundo.

Solen Energia tem tudo o que você precisa para instalar o equipamento na sua residência.

Com base em uma análise preliminar, a Solen sugere o melhor projeto a ser elaborado e ainda indica os profissionais capacitados para o serviço.

Se você busca uma maneira de economizar energia e ainda contribui para a preservação do ambiente, entre em contato agora mesmo.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter