preloader

Blog

Como eficiência energética pode tornar empresas sustentáveis e lucrativas
Energia Sustentável

Como eficiência energética pode tornar empresas sustentáveis e lucrativas

eficiência energética é um assunto que ganha cada vez mais espaço, inclusive no setor corporativo. Além de trazer muitos benefícios ao meio ambiente, a estratégia também pode impactar positivamente as empresas que optem por desenvolvê-la.

De fato, é cada vez mais necessária a geração de energia sustentável, como a energia solar. E as empresas que assumem esta responsabilidade de produzir energia limpa podem colher bons frutos.

Se você é gestor, quer tornar seu negócio mais sustentável e ainda aumentar sua lucratividade, continue a leitura deste artigo!

O que é eficiência energética?

No dia a dia, é normal utilizar diversas fontes de energia, como o gás natural, os combustíveis e a eletricidade. Dentro das organizações, o uso é intensificado por causa da grande quantidade de equipamentos que consomem energia.

Deste modo, a eficiência energética se traduz como a capacidade de produzir esta mesma quantidade de energia, porém com menos recursos.

Um bom exemplo de eficiência energética é a lâmpada de LED, que fornece a mesma iluminação que a incandescente. Mas usa menos Watts de energia.

Como a eficiência energética pode ser aplicada nas empresas?

A estratégia da eficiência energética pode ser adotada em vários setores das organizações. No entanto, antes de mais nada, é necessário fazer um diagnóstico da empresa. Neste cenário, são analisados os picos e vales de consumo e todos os aparelhos conectados à rede de energia para propor soluções.

Confira algumas possibilidades de mudanças nas empresas para racionalizar o uso de energia:

  • Substituição e modernização de equipamentos e processos;
  • Aquisição de equipamentos de alto rendimento, que otimizam o trabalho e utilizam menos energia;
  • Investimento em materiais e acabamentos que permitem maior luminosidade natural e conforto térmico.
  • Instalação e utilização de sistemas de energia limpa, como a solar.

Qual a importância da energia solar para a eficiência energética?

Uma das soluções para reduzir o consumo e melhorar a eficiência energética, a energia solar indica uma visão sustentável e de longo prazo das empresas. Isso porque a instalação de sistemas fotovoltaicos geram eletricidade a partir da luz solar. Logo, gasta menos com fontes poluentes e que esgotam recursos.

Com o sistema solar, é possível produzir energia elétrica própria, já que as placas convertem a luz em corrente elétrica. Além do benefício ambiental, a instalação se torna um ótimo investimento. Confira os principais motivos:

  • Geração da própria energia a partir do sistema solar;
  • Diminuição da conta de energia elétrica em até 90%;
  • Investimento na aquisição do sistema se paga em cerca de 5 anos por meio da economia proporcionada;
  • Sistemas de energia solar possuem durabilidade média de 25 anos;
  • Proteção contra aumentos na tarifa de energia elétrica;
  • Baixo custo de manutenção do sistema.

Além disso, os sistemas de energia solar on grid são ainda mais vantajosos para instalar nas empresas. Uma vez que são conectados diretamente à rede da distribuidora e contribuem para a eficiência energética.

Assim, quando o consumo for maior do que a geração, a rede elétrica supre a diferença. Já, quando a geração for superior, o excedente é injetado na rede e gera créditos que podem ser usados na conta de energia.

Os benefícios da eficiência energética para as empresas

A adoção de estratégias de eficiência energética traz vantagens não apenas ao meio ambiente, mas para a organização também. Confira alguns deles!

1. Torna a marca sustentável

Uma empresa, por menor que seja, é responsável por uma série de impactos ambientais. Isso porque utiliza uma grande quantidade de suprimentos e recursos vindos da natureza, além de colaborar com a emissão de gases e poluição.

Diminuir ao máximo esses impactos e incentivar seus colaboradores a fazerem o mesmo melhora a imagem da marca. Ao implementar sistemas de energia solar fotovoltaicos, é possível reduzir os efeitos ambientais. Com isso, as empresas ainda podem obter certificações de mercado que a tornam reconhecida como sustentável.

2. Ganho de vantagem competitiva

Ser uma empresa verdadeiramente preocupada com o meio ambiente e com a sociedade pode trazer uma vantagem competitiva. Afinal, nos dias de hoje, os parceiros e interessados no negócio valorizam muito essa questão.

Dessa maneira, a companhia consegue atrair e reter colaboradores, parceiros e clientes que também acreditam nessas mudanças e inovações. O que ajuda inclusive a conquistar novos mercados.

3. Aumento da lucratividade

Como dissemos, os investimentos em sistemas de energia solar geram economia e se pagam no longo prazo.

Com isso, a adoção da estratégia de eficiência energética pode valorizar a marca no mercado e aumentar a lucratividade.

Conheça a Solen Energia

Solen Energia oferece diversas soluções para geração de energia solar fotovoltaica, inclusive em imóveis comerciais.

Veja abaixo os principais diferenciais da Solen Energia no mercado:

  • Parceria com os maiores distribuidores mundiais;
  • Alta tecnologia em soluções de kit de energia solar;
  • Rápida entrega e compromisso com prazos;
  • Criação de projetos focados em suas necessidades;
  • Equipe de engenheiros altamente qualificados;
  • Ampla rede de instaladores especializados.

Quer saber mais sobre os produtos e serviços de energia solar fotovoltaica oferecidos pela Solen EnergiaEntre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter