preloader

Blog

Como o sistema fotovoltaico otimiza a eficiência energética na indústria
Tecnologia Fotovoltaica

Como o sistema fotovoltaico otimiza a eficiência energética na indústria

O setor industrial é o que mais consome energia elétrica no Brasil. Por isso, falar sobre eficiência energética na indústria é fundamental para os gestores e empresários do setor.

De acordo com a Conferência Nacional da Indústria (CNI), o segmento responde pelo consumo de 41% da energia elétrica do Brasil. Afinal, é necessária muita energia para o funcionamento de equipamentos, fábricas e o ciclo produtivo.

O problema, no entanto, está no desperdício, no consumo inapropriado e na falta de uma gestão de energia para otimizar a eficiência. O consumo de motores elétricos, sistemas de refrigeração, de ar comprimido e de iluminação representam mais de 50% dos custos com energia da indústria.

Estes dados mostram que é preciso investir em fontes de energia renovável. Neste cenário, a energia solar fotovoltaica é uma das que merecem mais atenção por parte dos tomadores de decisão.

Com os benefícios do sistema e a instalação rápida, empresas de grande e pequeno porte já podem usufruir das vantagens da energia solar.

Como implementar a eficiência energética na indústria?

eficiência energética é a atividade que busca aproveitar as fontes de energia existentes de maneira consciente.

Segundo a CNI, a eficiência energética na indústria é adotada por 70% das fábricas. O que funciona como alternativa para reduzir custos e diminuir o impacto do aumento do valor da conta de energia. Mas como fazer este processo?

O primeiro passo é realizar uma avaliação criteriosa da indústria para identificar onde estão os gargalos energéticos. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) mostram, por exemplo, o impacto do maquinário.

Pelo levantamento, 60% da energia consumida é usada para operar motores, sendo que 20% dos equipamentos têm mais de 25 anos. Com isso, os componentes usados gastam 40% mais energia do que um novo de alto rendimento.

Ou seja, é preciso saber como a energia é usada e se existem eventuais desperdícios. Com esta análise, é possível sugerir medidas adequadas para cada situação.

Logo, o segundo passo é implementar as alterações para propiciar a eficiência energética na indústria. Veja quais:

  • Troca ou substituição de equipamentos antigos com alto gasto de energia;
  • Investimento em materiais e acabamentos que proporcionem maior luminosidade e conforto térmico;
  • Instalação de sistemas de energia limpa, como energia solar fotovoltaica, por exemplo.

Leia também: Como reduzir o consumo de energia elétrica na sua empresa

Os benefícios da energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica contribui para a eficiência energética na indústria e ainda é uma aliada do meio ambiente.

Assim como as demais energias renováveis, o sistema fotovoltaico é uma maneira de diminuir o uso de energia oriunda de combustíveis fósseis.

Além disso, a energia solar para empresas ajuda a diminuir o valor da conta de energia e é um diferencial competitivo. Com a eficiência energética na indústria, as companhias conseguem manter o mesmo nível de produção com um custo menor.

A instalação do sistema de energia solar fotovoltaica pode ser feita em qualquer lugar do Brasil. Apesar da preocupação que há com o clima em algumas regiões do país, é possível captar e gerar energia solar mesmo em dias nublados ou com chuvas.

Conheça a Solen Energia

Criada para atuar no mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica, a Solen Energia oferece produtos de primeira linha, com alta durabilidade e dos principais fabricantes do mundo.

Atuamos para proporcionar a eficiência energética na indústria, com geração de energia solar e redução de custos.

Também indicamos os profissionais mais capacitados para realizar a instalação dos sistemas, seja em indústrias, comércios ou residências.

Ficou interessado? Entre em contato conosco agora e conheça nossas soluções.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping