preloader

Blog

Qual a durabilidade do kit energia solar?
Tudo sobre Energia Solar

Qual a durabilidade do kit energia solar?

Uma das dúvidas de quem opta pela instalação do kit energia solar é saber qual o tempo de durabilidade dos equipamentos. Os donos de residências ou empresas buscam entender se há prazo de validade e quando é necessário fazer a troca das peças.

Neste cenário, os integradores precisam explicar como funciona cada aspecto relacionado ao sistema de energia solar fotovoltaico. Assim, é possível minimizar as preocupações dos clientes com a duração dos equipamentos.

Para começar, é necessário destacar que o kit energia solar fica exposto às condições climáticas. Logo, deve contar com a estrutura adequada e resistente à chuva, ao granizo, ao vento e a todas as variações possíveis.

Além disso, os painéis fotovoltaicos sofrem o desgaste natural provocado pela simples exposição ao meio ambiente. Por isso, é fundamental deixar claro este impacto.

Leia tambémVeja como economizar energia elétrica em casa

Impacto do desgaste natural no kit energia solar

Assim como todos os elementos expostos ao ar livre, o kit energia solar sofre com a deterioração. Os painéis ficam visivelmente modificados, pois as condições climáticas impactam diretamente sobre eles. No entanto, a pergunta a ser feita é: com o desgaste, há alguma queda na eficiência do sistema?

Saiba que estas alterações naturais não influenciam em nada a eficiência esperada do kit energia solar. Isso porque estes equipamentos já foram projetados especialmente para estas condições.

Como funciona a durabilidade do kit energia solar

Diante deste contexto, cada fabricante estipula qual a expectativa de vida útil para os equipamentos. Mas, na média, a durabilidade dos painéis solares é de 25 anos.

Com os avanços tecnológicos, os atuais painéis têm ampliado o período de durabilidade. Alguns fabricantes já garantem 90% da potência até o 12º ano e 80% entre o 13º e o 25º ano.

Porém, se forem considerados todos os equipamentos do kit energia solar, o tempo de vida do sistema ligado à rede de transmissão tem uma estimativa de 30 a 40 anos no geral.

Leia também3 riscos durante a instalação do sistema de energia solar

Qual a vida útil do inversor solar?

Os inversores são equipamentos complexos que agem para converter a energia gerada pelos painéis em energia elétrica. Desta forma, regulam a qualidade da energia na saída e evitam a perda de potência do sistema.

A vida útil do inversor é de aproximadamente 10 anos. Mas é possível que seja prolongada para 15 anos, dependendo das descargas atmosféricas e das condições ambientais.

Para garantir o bom desempenho da energia solar fotovoltaica residencial, é recomendado fazer atualizações e manutenções periódicas.

Conheça a Solen Energia

Para o kit energia solar ter uma vida útil longa, é fundamental contar com equipamentos de alta qualidade. Com isso, todo o investimento realizado é compensado pela economia praticada ao longo dos anos.

Solen Energia trabalha com os principais produtos do mercado e oferece soluções completas para a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico. Atuamos com equipamentos modernos e de alta tecnologia em parceria com as principais fabricantes do mundo.

Contamos com uma ampla rede de integradores, que são altamente capacitados para realizar a instalação do sistema nas residências e empresas. O que facilita o contato entre integradores e clientes.

Para saber mais sobre produtos e sistemas de energia solar fotovoltaica, entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter

Close
Compare
Wishlist 0
Open wishlist page Continue shopping