preloader

Blog

Como reduzir o consumo de energia elétrica em propriedades rurais
Energia Solar para Empresas Instalação de Energia Solar

Como reduzir o consumo de energia elétrica em propriedades rurais

O uso de energia elétrica em propriedades rurais cresce a cada dia. No entanto, as despesas também sobem junto com o aumento do consumo e a elevação de tarifas. Desta forma, como reduzir o consumo de energia elétrica é um dos principais objetivos para fazendas, sítios e chácaras.

Alternativa limpa e sustentável, a energia solar fotovoltaica se destaca como uma opção acessível e que pode gerar uma economia de até 95% nos custos com energia na propriedade rural.

A instalação dos sistemas de energia solar no campo possui uma série de fatores positivos, como:

Quer saber como reduzir o consumo de energia elétrica com o sistema fotovoltaico? Continue a leitura!

Energia solar para reduzir o consumo de energia elétrica

As propriedades rurais podem se transformar em grandes geradoras de energia solar. Afinal, as fazendas, chácaras e afins têm muito espaço, seja em galpões usados como armazéns ou estufas, ou ainda no vasto terreno.

Esses locais são ideais para a instalação dos painéis fotovoltaicos, que vão captar os raios solares para a produção de energia. Logo, é possível conseguir ótimo aproveitamento da energia solar para entender como reduzir o consumo de energia elétrica e suprir a necessidade da propriedade.

Além disso, ainda pode ser que sobre energia. O que fazer então? Com a criação da Resolução Normativa 482/2012, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ficou estabelecido o sistema de compensação de energia.

Ou seja, as propriedades que geram excedente podem repassar a energia para a rede distribuidora. Com isso, ganham créditos na conta de energia. Assim, caso produzam toda a energia consumida, as fazendas só pagam a taxa referente à manutenção da concessionária de energia.

Leia tambémComo funciona a geração de energia solar em dias nublados?

Onde usar a energia gerada nas propriedades rurais?

O sistema conectado à rede de transmissão permite o uso da energia em todos os pontos da residência rural. O que engloba desde lâmpadas até tomadas para os eletrodomésticos, por exemplo.

A energia também pode ser utilizada em:

  • Cercas elétricas;
  • Sistemas de bombeamento de água;
  • Motores;
  • Iluminação de campos;
  • Aparelhos eletroeletrônicos, entre outros.

Assim, a energia solar fotovoltaica é ótima forma de como reduzir o consumo de energia elétrica.

Qual o custo do sistema de energia solar para instalação?

O custo para a instalação do sistema pode ser um empecilho para escolher a melhor alternativa de como reduzir o consumo de energia elétrica. No entanto, é possível realizar planos de financiamento para arcar com as despesas iniciais.

Alguns bancos públicos oferecem a possibilidade de financiamento de obras com energia solar fotovoltaica para incentivar o uso de energias renováveis.

A relação custo-benefício é positiva para o produtor rural. Os kits de energia solar fotovoltaica têm durabilidade média de 25 anos. Portanto, a economia com a conta paga o investimento em pouco tempo, dependendo da quantidade de energia gerada pela propriedade.

Por onde começar o processo de instalação?

O primeiro passo para a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico é procurar por empresas com responsabilidade e confiança. Não é recomendado fazer o processo sozinho devido aos riscos de acidentes.

Solen Energia atua desde a identificação das necessidades do produtor rural até a execução do projeto. Com a escolha da empresa definida, a próxima etapa é fazer uma simulação do equipamento mais adequado para a propriedade.

Com isso, é feita uma proposta personalizada por um consultor especialista. Após a aprovação da proposta, o kit de energia solar é instalado por um integrador parceiro. Logo em seguida, a distribuidora faz a troca do medidor de energia e a propriedade passa a receber os créditos em energia.

Conheça mais sobre a Solen Energia

Com ampla experiência no mercado de energia solar, a Solen Energia oferece:

  • Parceria com os maiores distribuidores mundiais;
  • Alta tecnologia em soluções de kit de energia solar;
  • Rápida entrega e compromisso com prazos;
  • Criação de projetos focados em suas necessidades;
  • Equipe de engenheiros altamente qualificados;
  • Ampla rede de instaladores especializados.

Ficou interessado em implementar formas de como reduzir o consumo de energia elétrica em propriedades rurais? Entre em contato conosco e saiba como aproveitar todos os benefícios gerados pela energia solar!

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter