preloader

Blog

Como reduzir o consumo de energia elétrica na sua casa
Economia de Energia

Como reduzir o consumo de energia elétrica na sua casa

O custo da energia elétrica tem um peso significativo no orçamento de muitas famílias Brasil afora. Por isso, como reduzir o consumo de energia elétrica nas residências é um dos principais motivos que levam às pessoas a buscarem novas fontes de energia, como o sistema de energia solar fotovoltaica.

Este modelo de geração de energia vem ganhando espaço no país com o passar dos anos. Atualmente, mais de 108 mil unidades consumidoras já utilizam a fonte fotovoltaica para seu suprimento elétrico e os investimentos na modalidade são contínuos.

Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica), a cada 24 horas, são instalados sistemas solares suficientes para abastecer mais de 500 residências médias brasileiras.

Até porque a energia solar proporciona autonomia para as famílias que não querem depender unicamente das distribuidoras de energia elétrica. Ou seja, é uma forma de como reduzir o consumo de energia elétrica.

A energia solar fotovoltaica possui diversos benefícios sociais, ambientais e econômicos. Sua implementação deve sempre ser realizada por profissionais capacitados de empresas especializadas. Saiba mais a seguir!

Como reduzir o consumo de energia elétrica na prática

A implementação da energia solar fotovoltaica gera uma economia de até 95% na conta de energia elétrica mensal das famílias.

Isso é possível, pois os painéis solares fotovoltaicos instalados captam a luz do sol e produzem energia em corrente contínua. Depois este tipo de corrente, é transformado em corrente alternada – a mesma que é utilizada pelos aparelhos eletroeletrônicos nas casas.

Assim, a energia solar é utilizado para o consumo interno e evita a dependência da fonte elétrica comum.

Além disso, o excedente gerado pela residência durante o dia é devolvido para a rede distribuidora. Dessa forma, são gerados créditos para abater o valor na conta de energia elétrica ao final do mês.

Só não é possível zerar a conta, porque ainda é necessário pagar o valor da instalação fornecida pela distribuidora.

Leia também: Utilização da energia solar: posso vender ou transferir o que foi gerado?

Investimento seguro e retornável

Como vimos, a opção pelo sistema fotovoltaico está relacionada a como reduzir o consumo de energia elétrica para diminuir custos do orçamento familiar. Afinal, com a instalação do modelo, a economia é imediata.

Também não há preocupação com as chamadas bandeiras tarifárias que acrescentam valores à conta de energia elétrica, dependendo da sazonalidade das chuvas. Nem com possíveis reajustes de impostos e tarifas. O que traz mais segurança e previsibilidade para o seu orçamento familiar.

Além disso, o custo de manutenção é praticamente inexistente e a durabilidade do kit de energia solar fotovoltaica é estimada em 25 anos. Estas características mostram que o investimento feito para a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico tem retorno estimado em até 6 anos.

Outro ponto positivo é que o imóvel com sistema fotovoltaico é mais valorizado e tem melhores atributos em caso de uma eventual venda.

Energia solar fotovoltaica é opção sustentável

No entanto, a energia solar não é só uma maneira de como reduzir o consumo de energia elétrica.

Em tempos em que as discussões sobre o futuro do planeta crescem e a preocupação com o meio ambiente aumenta constantemente, a busca por fontes alternativas de energia está em alta.

A energia solar fotovoltaica produzida por residências é limpa, renovável e inesgotável. Além disso, não polui e nem degrada o meio ambiente.

Vale lembrar que como reduzir o consumo de energia elétrica também está ligado ao uso consciente dos aparelhos e lâmpadas nos horários recomendados.

Leia também: Quanto custa instalar energia solar em residências?

Conheça a Solen Energia

Criada para atuar no mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica, a Solen Energia pode ajudar em como reduzir o consumo de energia elétrica em residências.

A empresa tem parceria com os melhores fabricantes do mundo. O que garante produtos de alta qualidade, com tecnologia de ponta e maior eficiência na geração de energia.

A Solen também indica profissionais altamente qualificados para a realização da instalação do sistema. Esses integradores são os responsáveis por realizar o projeto de implementação de maneira adequada, em segurança e que proporcione melhores resultados.

Se você busca uma forma de como reduzir o consumo de energia elétrica em casa, entre em contato com a Solen Energia e conheça os nossos equipamentos.

Newsletter