Blog

Como fixar painel solar no telhado: passo a passo completo!
Instalação de Energia Solar

Como fixar painel solar no telhado: passo a passo completo!

Como fixar painel solar no telhado é uma das dúvidas mais comuns entre os integradores. Componente indispensável do sistema de energia solar fotovoltaico, a estrutura que recebe os painéis solares merece especial atenção.

Vale salientar que é a boa instalação do suporte da estrutura que garantirá o funcionamento do painel solar de maneira estável durante toda a vida útil do equipamento.

Estima-se que um kit do sistema de energia solar fotovoltaico tenha uma durabilidade de cerca de 25 anos. Por isso, é importante fazer a instalação adequada para que o sistema mantenha a eficiência e a durabilidade.

Como fixar painel solar no telhado: a importância da inclinação

Os painéis solares podem ser instalados em estruturas no chão. No entanto, os telhados ainda são mais utilizados, pois economizam espaço e otimizam a captação dos raios solares.

Para captar melhor, o telhado deve estar apontado para o norte. Quando isso não for possível, a inclinação recomendada é para o leste. A razão para isso é a forma como os raios solares chegam à superfície terrestre e como o planeta se movimenta ao longo do dia.

Se o telhado não possuir uma inclinação ideal, há a necessidade de instalar estruturas que compensem esta dificuldade para aumentar a eficiência e a consequente geração de energia.

A avaliação prévia do espaço que receberá o sistema é fundamental para saber como fixar painel solar no telhado. Por esta razão, é preciso contar com um profissional especializado para realizar esta análise e criar o projeto de instalação do sistema.

Saiba mais: Instalação de energia solar em residência: por que não fazer sozinho

Ação do vento sobre os painéis solares

A importância de como fixar painel solar no telhado também passa pelas cargas de vento que impactam as placas.

O vento projeta sobre os painéis um peso excessivo dependendo da força e pode prejudicar o funcionamento do sistema.

Logo, a estrutura precisa ser medida e mensurada em túneis de vento para ser forte o suficiente para aguentar tempestades.

Leia também: Veja as oportunidades para a profissão do integrador no futuro

Como fixar painel solar no telhado na prática

A instalação do painel solar começa com os ganchos ou parafusos de fixação sendo colocados. Os mesmos podem ser fixados diretamente nas vigas de madeira que sustentam o telhado ou sobre as telhas.

Em todos os casos, é preciso um cuidado especial quanto à impermeabilização, tanto do sistema fotovoltaico como um todo, quanto da própria edificação.

Os ganchos são dispostos para receber o trilho que será dimensionado e posicionado de acordo com os módulos do sistema. Por isso, a fase de medição dos espaços disponíveis é fundamental na hora de elaboração do projeto.

O que prende os módulos ao suporte são as presilhas rosqueadas, que são adaptáveis à grande maioria das placas, desde que estas sejam emolduradas dentro dos padrões atuais, ou seja, com espessura entre 3 e 4,5 cm.

Cuidados extras com o telhado

A instalação das placas pode ser realizada sobre telhas de barro, mas é preciso avaliar o estado geral do telhado. A estrutura de sustentação precisa estar em boas condições para receber o sistema por no mínimo 25 anos.

Além das lajes planas, telhas em eternit e estruturas metálicas também podem ser utilizadas como base para fixar os painéis solares.

A área da superfície é calculada ao multiplicar a largura do telhado pelo seu comprimento. É com este número que se encontra a base da incidência de luz e a quantidade de energia que deverá ser gerada.

É preciso também ficar atento às áreas de sombreamento como árvores ou outras estruturas que podem afetar a sua produção de energia. A posição das antenas de televisão deve ser analisada para não causar sombra nas placas.

Conheça a Solen Energia

A Solen Energia foi criada para fortalecer o mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil. A empresa se destaca por oferecer produtos com procedência garantida.

Com materiais de qualidade, a empresa garante a segurança do trabalho dos integradores, profissionais capacitados para a realização dos projetos.

A Solen Energia atua com melhores fornecedores mundiais e investe para oferecer o melhor custo-benefício aos nossos integradores parceiros.

Quer adquirir os melhores sistemas de energia solar para a sua integradora? Entre em contato conosco e seja nosso parceiro.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *