preloader

Blog

Como economizar energia em casa com ações sustentáveis
Economia de Energia

Como economizar energia em casa com ações sustentáveis

A conta de energia elétrica é um dos gastos fixos que mais pesam no orçamento familiar dos brasileiros. Devido à alta carga tributária do país, mais da metade do custo da conta é formado por impostos. Por isso, como economizar energia em casa passa a ser uma meta para todos da residência.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os tributos cobrados são compulsórios, ou seja, obrigatórios. Eles têm como função garantir o desenvolvimento e a prestação de serviços por parte do poder público.

Na conta de energia, incidem diversos impostos. Tanto municipais, como estaduais e federais. Dependendo do estado no qual a pessoa reside, a conta de energia pode ser composta por até 56% de tributos.

Leia também: Saiba como economizar energia elétrica residencial

Como funciona a conta de energia no Brasil?

Ao analisar a conta de energia, é possível ver que, além do consumo, são cobradas uma série de taxas. Veja algumas delas:

– Esfera municipal: a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP) é voltada para o projeto, a implantação, manutenção e expansão de redes públicas.

– Esfera estadual: o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é cobrado de acordo com cada estado. Por isso, há variação nos valores da conta de energia elétrica.

– Esfera federal: o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) garantem a manutenção de programas sociais do governo.

Com tantos impostos encarecendo a conta, como economizar energia em casa se torna cada vez mais necessário. Só assim, é possível reduzir o valor pago e baixar os custos do orçamento familiar.

Veja dicas rápidas de como economizar energia em casa

Para diminuir o valor da conta de energia, é possível adotar medidas práticas e rápidas, como por exemplo:

– Desligue as luzes: não deixe as lâmpadas de cômodos vazios acesas sem necessidade;

– Tire os aparelhos da tomada: a opção ‘stand by’ dos aparelhos eletrônicos também consome energia elétrica. Ao sair de casa para trabalhar, desligue-os da tomada;

– Cuide da fiação elétrica – mantenha a fiação da casa em bom estado. Fiações antigas ou mal feitas tendem a consumir mais energia elétrica.

– Tenha eletrodomésticos eficientes – na hora de comprar eletrodomésticos, escolha os aparelhos com o selo de eficiência energética do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

– Diminua o tempo dos banhos – o chuveiro é um dos vilões do consumo de energia elétrica. A redução do tempo de banho ajuda a diminuir o valor da conta.

Mas, além de atitudes simples do cotidiano, também é possível desenvolver outras formas de como economizar energia em casa.

Energia solar ajuda em como economizar energia em casa

Uma das opções para quem busca reduzir o valor da conta de energia é instalar o sistema de energia solar fotovoltaico em casa. Com a própria produção de energia, a partir da luz solar, a residência diminui o consumo da energia fornecida pela distribuidora, baixando o preço da conta.

Além disso, ainda é possível repassar o excedente da energia gerada para a rede local, gerando créditos para abater o valor da conta.

Mas como implementar o sistema de energia solar fotovoltaico na residência? Com a ajuda de uma equipe profissional, é possível fazer a instalação de maneira rápida e sem dificuldades.

Composto por painéis solares, inversor e estrutura de fixação, o sistema tem durabilidade média de 25 anos. E o investimento se paga, em média, após seis anos da instalação.

Conheça a Solen Energia

Formada por uma equipe de engenheiros experientes, a Solen Energia foi criada para atuar no mercado brasileiro de energia fotovoltaica.

A empresa oferece as melhores soluções para a geração de energia solar fotovoltaica para residências. Contamos com equipamentos de alta tecnologia e das principais fornecedoras mundiais.

Além disso, indicamos profissionais altamente qualificados para o desenvolvimento e a instalação dos projetos.

Se você busca uma alternativa de como economizar energia em casa e quer saber mais sobre o sistema fotovoltaico, entre em contato conosco.

Faça download do nosso Guia do Integrador e saiba como captar mais clientes.

Newsletter