preloader

Blog

Como a energia solar é produzida
Tudo sobre Energia Solar

Como a energia solar é produzida

O Brasil tem grande potencial para a geração de energia elétrica a partir do sol. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas de como a energia solar é produzida.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Atlas Solarimétrico da Cepel, a radiação solar média que incide sobre a superfície do país é de até 2.300 quilowatt-hora por metro quadrado (kWh/m²).

Então, com a alta incidência de raios solares no país, a energia solar fotovoltaica se transforma em uma grande oportunidade para quem busca economia na conta de energia com baixo impacto ambiental.

Mas como a energia solar é produzida?

O processo para a geração de energia solar é simples e rápido. No entanto, antes da instalação, é preciso fazer uma avaliação do local que receberá o sistema para a elaboração do projeto.

Com o projeto definido, é a vez de começar a instalação. O recomendado é sempre contar com uma empresa especializada no assunto para evitar problemas.

O sistema de energia solar fotovoltaico é composto por um kit com as placas solares, cabeamentos e inversores.

Os painéis solares captam a luz do sol e geram energia de corrente contínua. Esta corrente passa pelo inversor e é transformada em corrente alternada, a mesma fornecida pela distribuidora e utilizada nas residências.

O excedente da produção volta para a rede elétrica e gera créditos para que o proprietário possa abater das próximas contas de energia.

Leia também: Instalação de energia solar em residência: por que não fazer sozinho

Diferença entre os sistemas on grid e off grid

O modelo de instalação citado acima é baseado no sistema on grid, que é utilizado na maioria dos projetos realizados para residências.

Esta predominância do on grid está diretamente ligada às características e os benefícios do sistema.

Veja abaixo quais são as principais diferenças entre os sistemas on grid e off grid:

Rede elétrica: o sistema on grid necessita do acesso à rede elétrica. Já o off grid pode ser utilizado em lugares remotos.

Armazenamento: por ser ligado à rede, o on grid não precisa de baterias. Já o off só funciona com estes dispositivos e controladores de carga.

Fornecimento constante: com o sistema on grid, mesmo em períodos de pouca incidência solar, ainda há o fornecimento por parte da distribuidora. O off grid, por sua vez, depende totalmente da energia armazenada.

Preocupação ambiental da energia solar

Como visto, a forma como a energia solar é produzida é uma questão fácil de ser respondida. Basta ter o kit de energia solar instalado na residência que você terá o acesso à uma fonte de energia limpa e sustentável.

Com as dificuldades climáticas que o mundo enfrenta nos últimos anos, contar com a energia solar fotovoltaica também é uma questão de consciência ambiental. Afinal, ao utilizar o sol como fonte de energia, as pessoas ajudam a preservar o meio ambiente.

Leia também: Qual é o custo-benefício e o tempo de retorno do investimento em energia solar fotovoltaica?

Conheça a Solen Energia

Se você quer saber mais sobre como a energia solar é produzida e como é possível usufruir do sistema fotovoltaico em sua residência, conheça a Solen Energia.

Criada para atuar no mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica, atuamos desde a análise das suas necessidades até a execução de projetos. E ainda indicamos os profissionais responsáveis pela instalação.

Com produtos de qualidade garantida e eficiência no serviço prestado, a Solen Energia é a melhor opção para quem busca alternativas de energia sustentável. Veja nossos diferenciais:

  • Parceria com os maiores distribuidores mundiais;
  • Alta tecnologia em soluções de kit de energia solar;
  • Rápida entrega e compromisso com prazos.

Para saber mais detalhes, entre em contato conosco.

Newsletter